enter
Bem vindo!
Ninguém nasce sabendo tudo na vida. Ainda bem que é assim. Precisamos ir vivendo as experiências e aprendendo cada vez mais. Só que ao longo do tempo, vamos esquecendo uma coisa ou outra, ficando confusos com o que parecia tão claro, e buscando novos significados e aprendizados. Nessa caminhada, quando nos tornamos pai, mãe ou quando somos professores, novos desafios se apresentam: seja quando pergunta sobre sexo ou se alguma brincadeira é mais adequada para menino ou menina – será que existe isso?

Num momento que se discute tanto sobre a importância de conviver de forma saudável e respeitosa com todas as pessoas, é importante aprender desde cedo em casa, e depois ampliar o debate na sala de aula, que diferença não significa desigualdade!

Outro ponto importante, quando falamos de educação, é preparar as crianças desde cedo, para superar os desafios que se apresentam. Do início pode ser uma nota ruim numa prova ou a grande interrogação mais tarde 'O que eu vou ser quando crescer?'. Muitas pessoas constroem seu caminho ao caminhar. Outras esperam – de esperar, não agir – que a 'fada madrinha' vai bater na porta. E passa o tempo e nem a campainha ela toca. A superação não é simples para todas as pessoas, mas a escola pode começar desde cedo a desenvolver atividades que contemple essa discussão, super importante para a vida de todas as pessoas e formação do cidadão.

Só que para alguns assuntos não há 'meias palavras'. Não podemos dizer que a criança nasce da cegonha, que o menino é mais inteligente do que a menina ou que a menina deve ser mais sensível do que o menino simplesmente porque nada disso é verdade. Ou ainda dividir as pessoas em grupos como se uma fosse melhor que a outra e, por isso, devem ter mais oportunidades.

Os livros de Marcos Ribeiro trazem temas importantes de serem debatidos em casa, por toda família, e na escola, no trabalho em sala de aula, com a interação de toda turma. Todos os livros trazem suplementos pedagógicos que auxiliam o trabalho do professor no desenvolvimento das atividades com seus (suas) alunos (as)...